FAQ (Frequently Asked Questions/Perguntas Mais Frequentes)

Aqui vou responder às perguntas que mais me têm feito, se tens alguma,  podes também perguntar nos comentários 🙂

Se vieste a esta página pelas dúvidas que tens relativamente ao programa Leitores-Beta, então carrega AQUI. » Temporariamente indisponível! Conhece aqui a minha nova iniciativa!

Se quiseres ir para as perguntas e respostas baseadas no meu primeiro romance, O Bater do Coração (2014), então a página é esta! 

Para perguntas relacionadas com o Esquecido (2018), visita esta página!

Quanto tempo demoras a escrever um livro?

É uma bela pergunta, mas isso depende. Por exemplo, com O Bater do Coração comecei em Março de 2012 e acabei em Novembro do mesmo ano, se não estou em erro. Depois disso ainda houve alguns meses de revisão mas a “base”, se assim lhe poderei chamar, demorei então os 7/9 meses. Com Uivares foi diferente pela pesquisa envolvida e por aquilo que queria fazer. Comecei a 1 de Janeiro de 2013 e acabei dia 1 de Agosto de 2014. Como vês, demorei muito mais tempo, mas também parte disso deve-se a ter também tempo para o estudo, tendo no final do ano letivo os exames nacionais.

Onde procuras inspiração?

Em coisas muito básicas na verdade. No dia-a-dia, como nas conversas com os meus familiares e amigos. Naquilo que observo (sou mesmo muito observador), no que sinto, … Sendo um viciado em ler e séries, música e filmes, também aí busco algo.

 

Perguntas feitas em Ask the Author, no site Goodreads. Também podes lá fazer a tua!

Qual é a melhor coisa em ser um escritor?

Eu acho que é, para além de partilharmos a nossa história com os leitores e saber se gostaram ou não – até porque haverá sempre opiniões divergentes -, é o prazer que tiramos de escrever. De criar. Os amores e desamores, as aventuras. As histórias e tudo o que vem desse mundo. A melhor parte é também o contacto com os leitores e verem que gostaram de determinada personagem ou de determinado momento. É mesmo fantástico. Eu próprio não consigo descrever bem.

Como lidas com o bloqueio de escritor?

Eu na verdade fico bastante chateado comigo mesmo porque sinto que existe um bloqueio entre as minhas mãos e o meu cérebro. Como se elas não conseguissem expressar aquilo que a minha área criativa quer. É mesmo assim que eu vejo o “writer’s block”. Por isso o melhor é mesmo afastar-me do computador. Vou ver um filme, ler ou sair de casa. Se não conseguir mais tarde espero pelo dia seguinte ou até mesmo pelo mês a seguir.

______________________________________________________

 Leitores-Beta 

(Temporariamente Indisponível.)

Conhece aqui a minha nova iniciativa!

 

Sou novo nestas coisas e não me sinto esclarecido quanto à informação que está na página… Alguma ajuda?

transferir

Claro que sim! 🙂 Não tens nada com que te preocupar. Para além da informação que está aqui no blog, quando entrares em contacto comigo pelo @ (diogoafsimoes.betas@outlook.pt) e depois de termos falado um bocadinho, eu envio os primeiros capítulos do manuscrito juntamente com um pequeno guião que vos vai orientar.

E que “guião” é esse? 

O guião que vos mando é um ficheiro em pdf que para além de ter algumas das informações presentes na página aqui do blog, vos dou algumas informações sobre a história do livro e outros pormenores do que está planeado para a história. Também encontram lá ajuda de como fazer os comentários no manuscrito.

Porque lhe chamas de manuscrito?

Esta é possivelmente das perguntas mais importantes… E porquê? Porque antes de se chegar ao livro propriamente dito, existe ainda um grande trabalho a ser feito até à versão final. O que vos mando é manuscrito por isso mesmo. É algo inacabado e com os seus erros, quer ortográficos ou de construção frásica (como falta de letras ou de palavras, porque chega uma altura em que os nossos olhos já “nada conseguem ver”) ou de incongruências na história. É nestas partes que os leitores-beta entram (para além do trabalho que vou sempre desenvolvendo). Não apenas na opinião do que vos é mandado, mas na ajuda a detetar estes erros. Toda a ajuda é sempre bem vida! É um “trabalho” mútuo.

E terei de estar sempre a mandar “relatórios”?

Isso é algo que deixo completamente ao vosso critério. E digo isto até porque para mim às vezes é complicado estar completamente dedicado a um projeto, quer pela minha vida pessoal, quer pela escolar. Algo que vocês também têm. Relativamente a estes “relatórios” ou comentários, ou … , fica sempre ao vosso critério. É a maneira como vocês acham que melhor trabalham. É algo que também está referido no “guião” 🙂 .

E há “número de vagas”?

Não!, podem ficar descansados que haverá sempre “espaço” para mais um leitor. Além do mais, são dois os livros (manuscritos) em que estou a trabalhar, pelo que histórias aqui deste lado é coisa que não falta para vocês 😀 .

Ok! Continuo sem perceber nada…

E eu respondo: não há qualquer problema. Basta mandarem um  @ para diogoafsimoes.betas@outlook.pt e eu responderei o mais rapidamente possível a qualquer dúvida que tenham. O importante em ser um leitor-beta é sobretudo pelo amor que temos por ler. Por histórias que nos transportam para outras dimensões ou que nos façam pensar nas coisas que nem sequer imaginávamos pensar. E eu, tal como vocês, sou um amante da leitura, por isso sintam-se à vontade para fazer qualquer pergunta.

2 thoughts on “FAQ (Frequently Asked Questions/Perguntas Mais Frequentes)

Comenta aqui

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.