Fãs de Sexta 2.0 – Sabe tudo!

Foi no passado dia 22 de maio que, via Instagram, anunciei um renovado FÃS DE SEXTA. Atendendo a todas as perguntas recebidas e uma vez que o blog servirá como ferramenta de sustento informativo para autores e parceiros, decidi elaborar esta publicação para que todos saibam concretamente o que é este projeto.

Aposta renovada

O Fãs de Sexta traduz-se numa adaptação do que é feito na comunidade de leitores da Colleen Hoover. O objetivo passa por aproximar autores de leitores por meio da oferta de livros.

Porquê 2.0?

De forma concisa, o Fãs de Sexta 2.0 passará do Blog para o Instagram. Irá manter-se na mesma na primeira sexta-feira de cada mês, com o anúncio dos livros mensais a ocorrer às 21H via Instagram Story´s. A grande novidade desta “mudança de conceito” é de chegar a mais pessoas, mais parceiros (bookgrammers) para que, a cada sexta-feira, tenhamos uma bonanza enorme.

Mas como?

Tenho uma página dedicada a autores e outra para parceiros, mas de forma “elementar”, o projeto tem os principais pilares:

  • Respeitar o trabalho dos autores;
  • Promover os livros a serem oferecidos nas redes sociais;
  • Gerar conversa sobre os autores portugueses.

Como referi a semana passada, existem autores que sofrem, através de parcerias abusivas, do pedido de livros gratuitos de forma descarada. É com isto em mente que é preciso perceber o que se pretende concretamente com este projeto e como procuro ao máximo proteger os próprios autores:

  • Só entram no projeto os livros publicados há mais de 6 meses;
  • Os livros oferecidos são do próprio autor e enviados pelo mesmo da forma que mais achar conveniente e exequível para o seu modelo de negócio – quer pessoal, quer editorial – (envio de stock pessoal, da loja da editora, da Wook, Bertrand, etc.);
  • Por forma a não criar habituação e uma má ideia por parte da imagem do autor e do projeto, os livros a serem oferecidos mensalmente são sorteados (o sorteio ocorre por meio do stock de todos os livros envolvidos no projeto e só conhecidos na 1ª sexta-feira de cada mês). Só entre 1 a 3 exemplares de cada livro são oferecidos de cada vez (por mês).
  • Na primeira sexta-feira de cada mês é divulgado, por meio de uma Story e dos Parceiros, a imagem com os livros possíveis de serem oferecidos naquele mês.

Porquê assim?

Quando comecei o meu percurso – e mesmo agora -, por vezes tenho dificuldade em encontrar leitores interessados em ler o meu livro ou, até, o género em que escrevo. Um projeto assim acredito que vá puxar pela vontade de ler e conhecer autores de forma autónoma. Ou seja, não é necessário troca de gostos, partilhas ou comentários para se chegar a algo tão importante como um livro.

Um autor tem também custos com os seus livros e eventuais envios, pelo que se torna necessário respeitar isto através da entregar do livro a alguém que está claramente a demonstrar interesse em ler aquela história. Isto ajuda também na visibilidade que o autor ganha por conta desta divulgação do projeto.

Qual o sonho máximo?

Adoraria ter neste projeto uns seis livros diferentes para oferecer por mês. Ter diferentes autores e dá-los a conhecer a potenciais leitores e/ou Parceiros/Bookstagrammers. Seria uma autêntica bonanza e uma forma de dar seguimento a alguns dos livros que autores têm parados em casa.

Quando começa?

Estou, agora, em fase de apresentar o projeto e perceber as principais preocupações, sugestões e interesses. Não tenho data, mas convido-te, no caso de seres autor ou eventual Parceiro, de visitares as páginas. Nelas tens todos os detalhes e “regulamentos”.

Sabe tudo em:

Autor | Parceiro

2 Replies to “Fãs de Sexta 2.0 – Sabe tudo!”

  1. Gosto muito da evolução deste projecto.
    E estou completamente de acordo com os seus objectivos =D

    Gostar

Comenta aqui

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.