Este ano escrevo um livro (Edição 2020)

O ano passado falei-vos de como poderiam tornar o vosso ano de 2019 recheado de escrita. A pensar nisso, e em todas as publicações que fiz ao longo desse período, decidi fazer uma atualização a essa publicação e dar-vos artigos que vos podem ajudar a tornar este atípico 2020 num ano de sucesso literário.

Clichés são maus?

Estamos perdidos numa história e duvidamos da mesma. Olhamos para ela para ver que, afinal, aquele grande momento que tínhamos planeado é cliché. Desesperamos. Queremos desistir. Mas no meio destas paranoias, temos tempo para pensar se o cliché vale a pena?

Escapar também faz de ti um escritor

Neste ‘stress’ que é escrever um livro, esquecemos muitas vezes que fugir desta atividade pode ser essencial, não só para nós, mas para a escrita…

Quantos tipos de escritor há?

E é nesses momentos de pausa que é importante perceber o nosso lugar e que a nossa voz e palavras tem direito a esse spot.

Como é que a minha formação me inspira na escrita?

Por vezes temos dúvidas ou estamos numa encruzilhada. Não sabemos que rumo tomar ou o que fazer de determinada cena. É aí que a nossa escolaridade pode atuar como diferenciador na forma como alimentamos as nossas ideias com alguma componente teórica e prática.

Será que planear ajuda?

Outros dos entraves que podemos ter num manuscrito é a própria conceção. Isto é: o excesso de planeamento que, por vezes, fazemos. Isso é normal. Estamos entusiasmados e pensamos ter tudo delineado. Mas será que planear tudo, ajuda? Ou será que poderá deitar abaixo a criatividade?

A Anatomia de um Capítulo

Com tanto entusiasmo, por vezes esquecemos de como deve devem ser os capítulos. Da estrutura, do propósito. É o que reflito neste artigo com as respetivas dicas.

A fórmula mágica de uma história

Antes de chegarmos a “um capítulo” é importante perceber como será, efetivamente, a nossa história. É com isso em mente que vos revelo a derradeira fórmula mágica de uma história.

Trabalhar a confiança enquanto (novo) autor

No meio de decisões, pensamentos e escrita, confiar em nós torna-se difícil. Foi o que procurei refletir e ajudar neste artigo que partilho novamente convosco.

Somos rejeitados por uma editora: e agora?

Temos o manuscrito terminado, mas nenhuma editora responde. O que faço? Serei um desastre enquanto autor? Não sei escrever? Respira fundo: vamos conversar neste artigo.

Existem alternativas às editoras?

O pânico cessou e acredito tremendamente na minha história. O que posso fazer? Fácil: podes começar por ler o artigo que aqui volto a partilhar.

Dicas de como publicar no Wattpad

Não queres uma editora? Fácil: podes experimentar partilhar gratuitamente no Wattpad, onde muitos autores começaram. Nunca ouviste falar da plataforma? Eu explico!

Comenta aqui

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.