O Covid-19 na literatura, no blog e na book-tour de O QUE NOS MAGOA

A pandemia é global, e o medo que nos assola a cada notícia, também. Vivemos num começo (ou fim) de década memorável em termos históricos. Tal levou a medidas ao redor do mundo, mas nesta publicação preciso de me focar no mundo literário; em especial nas medidas que têm afetado todo o meio em que mergulho.

As editoras

As editoras têm sofrido de forma exponencial com esta situação. As vendas dos livros físicos têm caído a pique, levando a que a aposta fosse toda direcionada para o digital: o e-book. Como já sabem das minhas publicações, nem todas as editoras têm feito este trabalho (sim, grupo 20|20, estou a olhar para ti – o grupo que está em pior situação), ao não terem catálogos completos e apelativos nesta vertente. Além disto, a aposta tem sido em promoções assim como planeamento e adiamento dos lançamentos.

Podes ler: Grupos editoriais portugueses suspendem publicação de novos títulos | Editoras travam lançamentos e apostam no digital para tentar sobreviver

Porém, em França vemos como as editoras estão unidas em apoiar as redes livreiras, algo que espero chegar a Portugal. Estes apoios são traduzidos não só em fundos, como no adiamento dos pagamentos das redes livreiras às editoras.

Podes ler: Coronavírus. Editoras francesas tomam medidas para ajudar livrarias independentes durante crise

E os eventos?

Neste seguimentos, as editoras e grupos de livreiros têm adiado os eventos. Primeiro deu-se o adiamento da Feira do Livro de Leiria, passando para o adiamento da Feira do Livro de Lisboa. Este último a ser adiado para final de agosto e/ou início de setembro.

A Booktour de O QUE NOS MAGOA

Isto leva-me a este subponto: o cancelamento destes eventos em que estaria presente na promoção do meu mais recente romance YA. Para alguém que estava ansioso por descobrir novos leitores e dar a conhecer esta a história a mais públicos, é tempo de agora suspender as promoções e olhar para a segurança de todos. Vivemos meses complicados e apelar para as bases humanas de altruísmo e empatia é o que importa.

Esta preocupação vai também de encontro ao planeamento editorial da minha editora e dos eforços em editar rapidamente a versão em e-book deste meu romance.

E no blog?

No blog, e atendendo à pandemia global, a rubrica Fãs de Sexta será suspensa por tempo indeterminado. Deslocações são agora um risco e, como coordenador da iniciativa, preciso de zelar pelos autores e pelo trabalho de organização que os mesmos têm feito. Tal facto deve-se aos próprios envios atrasados a respeito do Fãs de Sexta – Março.

Espero que as próximas semanas consigam ser mais animadoras, quer em informação, quer na capacidade de cada cidadão compreender a importância de fazer deslocações pensadas e comedidas. Além disso, quero apelar para ao lerem notícias, procurarem as que vos informam de forma correta e científica. Conhecimento é poder, mas se esse conhecimento vem deturpado, de nada nos serve se não alimentar o medo e incerteza.

One Reply to “O Covid-19 na literatura, no blog e na book-tour de O QUE NOS MAGOA”

  1. Tenho pena que algumas editoras apostem pouco no digital, em situações como esta podia colmatar as dificuldades relativamente ao formato físico estava convencida que as pessoas não gostavam de ler livros em ebook, sempre que oferecia o ebook do meu livro a blogguers poucos aceitavam ler em digital; mas quando lancei a iniciativa de oferecer o ebook do último livro fui surpreendida, tive imensa gente a pedir. Talvez seja uma esperança.

    Espero que isto passe depressa, porque esta pandemia também prejudica os autores =(.

    Um beijinho!

    Gostar

Comenta aqui

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.