Por Detrás d´O que nos Magoa #3 – Como surgiu a ideia?

Confesso que não estava a contar ter tempo para vos escrever. Acontece que estou em Leiria, na minha casa. Num espaço que, só de entrar nele, me deu energias para os próximos tempos. O tempo acabou assim por ajudar, e se o sono me vencia há umas horas, agora consigo escrever-vos.

Como surgiu a ideia?

A cada novo livro, a pergunta de como surgiu a ideia aparece. Com isto, aquele pensamento agitado de tentar perceber o “como” idealizei todo o esqueleto da história surge à superfície, levando-me a refletir com vocês o que me motivou a escrever a história de Francisca e Daniel.

“A realidade veio ter comigo e limitei-me a dar-lhe voz.

Na altura, em 2017, não só estava na beira de assinar com uma nova editora (a respeito do Esquecido), como terminava a minha licenciatura. O estágio, tendo sido realizado no Município, acabou por se relevar profícuo em novas ideias face ao contacto que tive com novas problemáticas. Neste sentido, foi a história de um jovem que me perturbou. Não somente por não ter a ideia crua de que a sua realidade era verdadeira, como é, infelizmente, transversal a muitos jovens do nosso país.

Sei que estou a ser enigmático neste ponto…, afinal de contas isso iria revelar detalhes cruciais da história. Mas o que quero aqui contar é que esta ideia acabou por surgir de uma forma mais palpável e realista do que as outras. A realidade veio ter comigo e limitei-me a dar-lhe voz. Foi quando percebi que quero escrever como forma de intervenção. De por meio da realidade, aliar a ficção, drama e romance, para encher o vosso pensamento de novas conceções.

Não foi assim em nenhum sonho ou sessão de acrobacias mentais. Foi o contacto com a realidade mais nua que me levou a perceber o quão queria escrever esta história para vocês. Não o o querer, mas o dever que senti.

Podem adquirir o vosso exemplar em: Cordel d´PrataWookBertrand Fnac.pt.

2 Replies to “Por Detrás d´O que nos Magoa #3 – Como surgiu a ideia?”

Comenta aqui

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.