#TheBibliophileClub (dezembro) – A Passagem

Após o que foram uns três meses de absentismo no que toca a este projeto – em que as minhas próprias leituras estiveram estagnadas, quase que no gelo, acontece que finalmente consigo encaixar-me no clube literário.

Para quem não se recorda, o #TheBibliophileClub é um clube de leitura criado pela Sofia, do A Sofia WorldSónia, do By The Library, e à Lyne, do Imperium. Sendo um clube de leitura, o objetivo é estimular a leitura por diferentes categorias definidas todos os meses. Após isso vamos discutindo os temas, trocar ideias, fazendo amizades. Tudo por conta do nosso amor aos livros. Isso acontece quer pelo uso da #, da partilha no grupo do Facebook e Instagram, ou ainda nos blogs de quem tem. Desta forma, o tema deste último mês do ano foi: poesia.

Sim, leram bem. Foi com o misticismo e a sinceridade de um poeta que me encontrei nos últimos dias, lendo afincadamente um livro cujo autor me enviou. Coincidência, o tema acabou por ser o escolhido para o Clube de Leitura e voilà! Aqui apresento-vos o que li: A Passagem, de Horácio N. Medina.

Sendo poesia algo que leio de forma muito esporádica, ter esta leitura para terminar um final de tarde revelou-se em sentimentos nostálgicos, quentes e de reflexão. Na verdade, as palavras do autor são carregadas de tanta humanidade, que identificar-me com o que “nos” quer contar, se tornou algo escorregadio como manteiga. Com o foco a reincidir sobre o tempo e a vida, são diversos os poemas que me surpreenderam pela sua clareza de escrita, honestidade e “jogo de palavras”.

Fnac.PT | Wook

O livro apresenta-se dividido em três partes, dizendo estas respeito aos Campos, a Corrente e, por último, a Passagem. A organização, por mais que não tão notório ao início, torna-se bem pensada. Não obstante, o facto de fazer-me questionar a forma como vemos os outros assim como nós mesmos, tornou-se numa lufada de ar fresco. Não só em termos de leituras deste ano, como em concordância com o que tenho escrito aqui no ‘blog’.

Obrigado, Horário, por me teres apresentado a este livro. Estava reticente, mas o que encontrei foi uma agradável surpresa!

⭐⭐⭐⭐

Descobre no Goodreads

2 Replies to “#TheBibliophileClub (dezembro) – A Passagem”

  1. Este mês também li pouco. Li apenas “Homens há muitos” do Francisco Salgueiro e estou a reler “Autobiografia” do José Luís Peixoto.

    Já tenho 3 livros no pinheiro que chegaram entretanto mas ficam para depois do Natal 🙂

    Beijinhos!

    Liked by 1 person

Comenta aqui

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.