O dia finalmente chegara, mas o meu corpo não poderia parecer mais inapto. Como se toda se experiência dos últimos anos de nada valesse. Estava nervoso, ansioso. Mas sabem? Percebi que era normal. Não é somente “mais um livro”. É “um livro”, um muito especial. Um que elevou por completo não só o que quero enquanto autor, como tudo o que aprendi enquanto pessoa.
Foi com estas emoções que o dia começou. Com uma viagem do Porto a Leiria por realizar, os quilómetros passados na estrada pareciam uma eternidade. Nem mesmo as vozes no rádio conseguiam sossegar um coração que extasiava em revelar aos meus leitores a história deste meu terceiro livro. Assim, e mal as portagens anunciavam a chegada a Leiria, a minha casa, foi altura de inspirar-me nos momentos com os outros e num passeio pela cidade. Claro que não fui sozinho, e O QUE NOS MAGOA andou de mãos dadas num reencontro há muito esperado. Afinal de contas, e em jeito de revelação, a história é passada em Leiria.

Porém, e a aludir a tudo o que vos tenho apresentado ao longo destes quase dois anos, não poderia deixar de revelar-vos tudo aquilo que fiz até chegar este dia. Toda a preparação que tive e que se revelou fundamental para a concretização do lançamento. Não foi só assinalar um dia e aparecer. Houve uma preparação maior e marcada por tudo o que aprendi…
Os meses antes do lançamento
O antes foi caótico. Quer em ansiedade, como na procura de ideias do que queria fazer de diferente. Com isto, comecei por selecionar frases e momentos da história para serem analisados, pensar em sessões fotográficas a fazer com o livro, assim como o que iria fazer nas minhas redes. Aliado a isto, o falar com a editora. Visionar com eles o que pensava para a capa: uma letra confortável para o leitor ler, assim como dar exemplares de avanço para que o livro saísse com críticas. Conjugar tudo isto levou a um grande trabalho de equipa. Um só possível com a editora Cordel d´Prata. Após isto, estava na altura de saber o que queria fazer após receber a capa.
Recebia-a em Lisboa, após a visita à exposição do Harry Potter. Estava em êxtase e não conseguia conter a ansiedade e felicidade. Todavia, sabia que estava na altura de meter em prática o que iria fazer. O saber olhar para as redes sociais e usar promoções nas mesmas, aliado a uma forte presença na rede Instagram. Conjugar isto com a tese, trabalho e o livro em que agora trabalho, foi uma dor de cabeça. Por isso mesmo desesperei com muitos amigos. Falei com eles. Ouvira-me e, nisso, ouvi também o que me diziam. Os seus conselhos, ideias, advertências e amizade. Um carinho imensurável que deu as suas caras no lançamento…
- Começo a escrever O QUE NOS MAGOA, a agosto de 2017
- É enviado diariamente um novo capítulo aos leitores-beta (exceto fins de semana, onde acontecem leituras do que escrevi durante a semana e reescrita)
- Mudança para o Porto e início do mestrado (setembro de 2017)
- Livro é concluído a agosto de 2018, a sul do país, após pausas de alguns meses por causa do mestrado
- São enviados questionários para novos leitores-beta referente à narrativa (outubro de 2018 a fevereiro de 2019)
- Revisão final está concluída (fevereiro de 2019)
- Início das conversas editoriais (segundo trimestre de 2019)
- Primeiros trabalhos de planeamento (agosto de 2019)
- Assinatura do contrato final (setembro de 2019)
- Processo de revisão final e envio de manuscritos de avanço (setembro a outubro de 2019)
- A obra sofre uma mudança no título
- Tratamento do lançamento e aspetos promocionais
- A capa é recebida a 17 de novembro de 2019
- Anúncio oficial do lançamento acontece a 28 de novembro de 2019
- A pré-venda na Wook é iniciada uma semana depois
- O lançamento ocorre a 14 de dezembro de 2019
Tal como comecei a publicação desta nova série, publicar obriga a um esforço de parte a parte, e saber que o posso agora partilhar convosco após ter tido (e ter) o apoio e ajuda dos meus familiares e amigos, torna esta jornada ainda mais interessante! Não percam, O QUE NOS MAGOA, já nas livrarias e online:
Wook | Cordel d´Prata | Bertrand
Adorei conhecer o processo de construção deste novo livro. É sempre uma ansiedade, faz-me recordar a forma como vivi o processo de publicação do primeiro livro.
Beijinhos!
GostarLiked by 1 person
Verdade, Ana. É sempre algo que vemos com grande ansiedade. Podes esperar por mais detalhes nos próximos meses.
Beijinhos 😀
GostarLiked by 1 person
Parabéns pelo novo livro 🙂
GostarLiked by 1 person
Muito obrigado! Espero que tenha a oportunidade de ler a história 😁
GostarGostar