Por Detrás d´O que nos Magoa #1 – O antes do lançamento

O dia finalmente chegara, mas o meu corpo não poderia parecer mais inapto. Como se toda se experiência dos últimos anos de nada valesse. Estava nervoso, ansioso. Mas sabem? Percebi que era normal. Não é somente “mais um livro”. É “um livro”, um muito especial. Um que elevou por completo não só o que quero enquanto autor, como tudo o que aprendi enquanto pessoa.

Foi com estas emoções que o dia começou. Com uma viagem do Porto a Leiria por realizar, os quilómetros passados na estrada pareciam uma eternidade. Nem mesmo as vozes no rádio conseguiam sossegar um coração que extasiava em revelar aos meus leitores a história deste meu terceiro livro. Assim, e mal as portagens anunciavam a chegada a Leiria, a minha casa, foi altura de inspirar-me nos momentos com os outros e num passeio pela cidade. Claro que não fui sozinho, e O QUE NOS MAGOA andou de mãos dadas num reencontro há muito esperado. Afinal de contas, e em jeito de revelação, a história é passada em Leiria.

Fonte Luminosa, em Leiria (2019)

Porém, e a aludir a tudo o que vos tenho apresentado ao longo destes quase dois anos, não poderia deixar de revelar-vos tudo aquilo que fiz até chegar este dia. Toda a preparação que tive e que se revelou fundamental para a concretização do lançamento. Não foi só assinalar um dia e aparecer. Houve uma preparação maior e marcada por tudo o que aprendi…

Os meses antes do lançamento

O antes foi caótico. Quer em ansiedade, como na procura de ideias do que queria fazer de diferente. Com isto, comecei por selecionar frases e momentos da história para serem analisados, pensar em sessões fotográficas a fazer com o livro, assim como o que iria fazer nas minhas redes. Aliado a isto, o falar com a editora. Visionar com eles o que pensava para a capa: uma letra confortável para o leitor ler, assim como dar exemplares de avanço para que o livro saísse com críticas. Conjugar tudo isto levou a um grande trabalho de equipa. Um só possível com a editora Cordel d´Prata. Após isto, estava na altura de saber o que queria fazer após receber a capa.

Recebia-a em Lisboa, após a visita à exposição do Harry Potter. Estava em êxtase e não conseguia conter a ansiedade e felicidade. Todavia, sabia que estava na altura de meter em prática o que iria fazer. O saber olhar para as redes sociais e usar promoções nas mesmas, aliado a uma forte presença na rede Instagram. Conjugar isto com a tese, trabalho e o livro em que agora trabalho, foi uma dor de cabeça. Por isso mesmo desesperei com muitos amigos. Falei com eles. Ouvira-me e, nisso, ouvi também o que me diziam. Os seus conselhos, ideias, advertências e amizade. Um carinho imensurável que deu as suas caras no lançamento…

  1. Começo a escrever O QUE NOS MAGOA, a agosto de 2017
  2. É enviado diariamente um novo capítulo aos leitores-beta (exceto fins de semana, onde acontecem leituras do que escrevi durante a semana e reescrita)
  3. Mudança para o Porto e início do mestrado (setembro de 2017)
  4. Livro é concluído a agosto de 2018, a sul do país, após pausas de alguns meses por causa do mestrado
  5. São enviados questionários para novos leitores-beta referente à narrativa (outubro de 2018 a fevereiro de 2019)
  6. Revisão final está concluída (fevereiro de 2019)
  7. Início das conversas editoriais (segundo trimestre de 2019)
  8. Primeiros trabalhos de planeamento (agosto de 2019)
  9. Assinatura do contrato final (setembro de 2019)
  10. Processo de revisão final e envio de manuscritos de avanço (setembro a outubro de 2019)
  11. A obra sofre uma mudança no título
  12. Tratamento do lançamento e aspetos promocionais
  13. A capa é recebida a 17 de novembro de 2019
  14. Anúncio oficial do lançamento acontece a 28 de novembro de 2019
  15. A pré-venda na Wook é iniciada uma semana depois
  16. O lançamento ocorre a 14 de dezembro de 2019

Tal como comecei a publicação desta nova série, publicar obriga a um esforço de parte a parte, e saber que o posso agora partilhar convosco após ter tido (e ter) o apoio e ajuda dos meus familiares e amigos, torna esta jornada ainda mais interessante! Não percam, O QUE NOS MAGOA, já nas livrarias e online:

Wook | Cordel d´Prata | Bertrand

Goodreads

4 Replies to “Por Detrás d´O que nos Magoa #1 – O antes do lançamento”

  1. Adorei conhecer o processo de construção deste novo livro. É sempre uma ansiedade, faz-me recordar a forma como vivi o processo de publicação do primeiro livro.

    Beijinhos!

    Liked by 1 person

Comenta aqui

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.