A vida com os meus primos

pri·mo1
(latim primus, -a, -um, primeiro)
substantivo masculino

pri·mo 1
(latim primus, -a, -um, primeiro)
substantivo masculino1. Parente nascido de tio ou tia ou dos seus descendentes.
2. Parente distante.

“primo”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/primo [consultado em 08-10-2019].

Por longos meses, esta publicação esteve guardada a cadeado. Falar dos meus primos, e do que significam para mim, é algo tão grandioso, que nem sei até que ponto consigo fazer jus com as palavras. Há tanto para dizer…

Desde pequeno que vivi rodeado dos meus primos. Foram eles que me ensinaram a brincar, me entretiam e me aturavam nos anos em que era filho único. As memórias desses tempos vão-se desvanecendo, mas sei que a saudade é algo que pauta cada uma delas. Lembro-me dos abraços, das idas à praia em que eu era um verdadeiro diabrete, até às férias. Eu fui crescendo, mas os meus primos sempre lá estiveram. Quer fosse para longas horas a jogar um jogo para computador do Bugs Bunny, quer a comer gelados ou tardes na piscina ou filmes, a minha infância foi-se construíndo.

Ter lágrimas a aflorarem-me aos olhos torna-se difícil ao recordar cada um destes dias, em que o convívio com as minhas primas era das melhores coisas que alguma vez poderia pedir. Ansiava por isso. Mesmo quando me portava mal. Mas não é só dos meus primos portugueses que a vida se foi fazendo, mas também da minha família francesa. O verão marcava sempre ponto de encontro para encontros familiares de encher tardes ou até semanas. Os risos, as conversas, o humor e o espírito de família sempre lá estiveram. Quer para o bom, como para o mau.

Hoje, tantos anos depois, vivencio a situação de maneira quase que inversa. Onde agora fico saudoso e triste por a adultez ter levado cada um destes primos pelos seus caminhos, o natal e o verão marcaram-se na minha vida como períodos favoritos. O reencontro. Os sorrisos. Aquele calor que só a memória me transmite é mais do que qualquer presente.

Hoje, com os primos que vivem ao pé de mim, as aventuras são tantas que nem cabiam nesta publicação. Quer desde a festas, a tentativas de viagem, ao cuidar da nossa avó, ao ir buscar o cão à rua de pijama e chinelos, tudo isto somos nós. É o não ter medo de chorar, de pedir ajuda ou de plenar algo que só nos nossos sonhos – por enquanto – é possível.

Gostava de poder ser sincero e dizer que escrevo isto com alegria, mas lidar com a saudade do que eram tempos descontraídos e descomplicados não é fácil. É o compreender como aquilo que nos marcou, é agora como que passado pela minha geração, para que as trajetórias de vida adulta nos separem, mesmo que por breves dias, semanas ou meses.

Tenho muito orgulho nos meus primos. Nos praticamente segundos, terceiros e décimos irmãos que tenho. Por tudo o que me deram e dão. Mas também tenho saudades deles. Do convívio. Do planear coisas em conjunto e possíveis de se concretizarem. Eu amo muito os meus primos, e quero que saibam que cada memória, é guarda em mim num cofre muito especial.

A vida é um ciclo, e nós primos, sem dúvida, que compreendemos isso talvez mais que ninguém. Que nos encontremos em breve. Porém, antes de terminar, tenho de atualizar a definição que introduzi no começo da publicação:

pri·mo1
(latim primus, -a, -um, primeiro)
substantivo masculino

pri·mo 1
(latim primus, -a, -um, primeiro)
substantivo masculino1. Parente nascido de tio ou tia ou dos seus descendentes.
2. Parente próximo, confidente, com uma enorme capacidade de companheirismo. Irmão ou irmã, capaz de deixar uma marca na alma.

“primo”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/primo [consultado em 08-10-2019].
ADAPTADO POR DIOGO SIMÕES, 2019

4 Replies to “A vida com os meus primos”

  1. Também brinquei muito com primos, cheguei a trocar cartas com uma prima do Porto. Infelizmente, o tempo afastou-nos.

    Beijinhos!

    Gostar

Comenta aqui

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.