As Feiras do Livro e os Novos Autores

Já vos contei como a editora em que tenho o Esquecido publicado, a Cordel d´Prata, fez dois anos no passado dia 10 de junho. Para além dos descontos imperdíveis, também foi inaugurada uma nova área de destaque no site da editora: as notícias.

No intuito desta celebração, e no final do passado mês, fui convidado a escrever para essa área, e como o tema é tão importante, não poderia deixar de pensar nele como um acrescento ao Caderno do Diogo. Procurei refletir sobre as Feiras do Livro e de como elas têm um papel importante para os autores. Porém, não são só as feiras, mas sim como acontecem!

Muitos dizem que escrever um livro é difícil. Que não é só inspiração, mas sim muito, mas muito trabalho. E isso é verdade.

Um livro implica um trabalho de pesquisa, de leitura, autocrítica e introspeção até que chegue a uma editora. É compreensível que após este trabalho um novo autor acredite que está na altura de se deixar descansar. Acomodar. Que o livro chegará por si só sozinho ao seu público. Mas reparem, num mundo editorial em que novas publicações são disponibilizadas semanalmente, torna-se cada vez mais urgente que tanto o autor como a Editora comuniquem para otimizar a obra. Afinal de contas, como novos autores, temos de fazer com que os leitores conheçam o nosso livro, a nossa história, o nosso trabalho.

As Feiras do Livro surgem assim como ótimas iniciativas dos quais editores e autores não se podem esquivar, servindo como um motor que nos poderá levar a explorar e descobrir o mercado em maneiras que julgámos impossíveis. Como autor, e pelas diversas Feiras em que tive a oportunidade de ir, sou o primeiro a dizer-vos o quão por vezes estes eventos nos obrigam a deslocações, a esperanças, sonhos e desejos que nem sempre se concretizam. Porém, quando a sociedade já nos olha com alguma desconfiança por sermos “novos autores”, nada melhor que estes eventos culturais para dar luta. Porque, reparem, não é propriamente por nós, é por aquilo que trabalhamos. E havendo tantos livros no mercado, a presença de um autor numa Feira articulada com a promoção da Editora, permite que os leitores conheçam o autor e saibam do livro. 

Continua a ler

Comenta aqui

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.