“Trajetórias” – Qual o seu propósito social?

Quando tive a ideia para esta série sabia que estava muito longe de ser a questão de se “poder escolher caminhos de história”. Claro que havia esta questão de me conseguir divertir em algo novo e diferente. Em estar a escrever para o leitor mas, ao mesmo tempo, não o estar a fazer. O seu propósito era assim outro. Mais abrangente e que não é tão divertido assim…

Desde o final do ano passado que tenho lido diversas notícias a respeito do quão os jovens andam deprimidos, encharcados em stress que os atira para realidades assustadoras. A sociedade espera cada vez mais deles, mas esperam sem saber os contextos ou, como é, de facto a realidade social. O mesmo para notícias relativamente à aceitação da homossexualidade nas escolas e nos suicídios que infelizmente ocorrem por isto mesmo. Por estigmas que afetam diferentes jovens, todos eles com problemas de vida únicos e singulares.

Tendo em conta a ideia para o conceito da história e as problemáticas cada vez mais vividas em Portugal, Trajetórias utiliza um conceito das Ciências Sociais, a corrente de “Life Course Perspective”. Ou seja, uma forma de compreender a relação entre o tempo e o comportamento humano por meio da idade cronológica, relações, transições de vida, assim como das relações sociais estabelecidas pelo indivíduo – quer no seu sistema social mais próximo, como exterior. Tendo por base um conjunto de notícias, dados e formação que fui recebendo, a história foi-se moldando. Assim, em Trajetórias vão encontrar um suicida homossexual, um sem-abrigo, e uma órfã.

O objetivo é fazer assim o leitor compreender como as nossas interações têm o poder de influenciar os outros e que, porém, nem sempre temos a capacidade de ter diferentes hipóteses ou caminhos possíveis.

Trajetórias fica disponível para leitura a 26 de junho

Comenta aqui

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.