Como estão (e onde estão) os projetos que vos prometi?

Bem…, o título pode parecer-vos estranho, mas confesso que me estou a rir bastante com ele. E é algo que decidi que vos queria falar porque precisava, e bastante.

Quando comecei o ano, anunciei-vos dois projetos: o Trajetórias e O Caderno do Diogo em versão e-book. Já vos tenho falado do Trajetórias e de como tem sido escrever essa história. Na verdade, com publicações semanais a seu respeito, a ideia é que após a última de publicações, a semana seguinte dite a estreia da série. Mas e e-book? Onde fica esse projeto? Para os mais atentos, tenho falado dele em algumas publicações, mas agora queria imenso clarificar o estado das coisas e de vos explicar tudo isto:

Trajetórias – A história online interativa vai de boa saúde. Hoje, 23 de maio, posso dizer que comecei a introduzir todos os ramos da história no blog que irá alojar a série – ele está criado desde janeiro como teste. Tenho estado a ler no Word, para corrigir, e depois passar à parte manhosa de criar páginas e hiperligações. Descobri, porém, um erro num dos ramos. É facilmente corrigido mas terei de reescrever. Apesar disso, a série tem a sua previsão de estrear em junho. Não vos quero dar datas, por isso ficaremos com o mês.

O Caderno do Diogo – Dicas de Publicação e Edição com Editoras Vanity – Pois bem…, o que muitos não sabem sobre este projeto é que o quis lançar em e-book para experimentar a plataforma da Escrytos. Queria muito ver como funcionava tudo estando eu a usufruir dela em primeira pessoa. Porém, uma vez que estou em maio e só agora estou a chegar ao final da revisão do e-book, dei-me conta de que irei desistir desta ideia. Acontece que mesmo a vender a “obra” por nada (0€), não tenho tempo para dedicar à conversão em EPUB, testar no meu Kobo de diferentes formas, e de fazer o pedido de ISBN de forma atempada. Posto isto, decidi hoje que irei lançar pelo Wattpad. Já usei a plataforma no passado e como correu tão bem, decidi voltar a apostar novamente nela. Conto que fique disponível assim ainda no decorrer deste mês – quem sabe durante o fim-de-semana? (Parei literalmente a sua revisão para vos escrever isto. Apreciem a dedicação!)

Sei que poderiam dizer: Diogo, porquê não adiar? E é certo, eu poderia fazê-lo, mas o Trajetórias acabou por surgir mais como por divertimento e experimentar coisas novas, e o e-book como algo que senti necessário para organizar tudo o que vos dei. Como tenho a minha tese, ter cabeça para escrever diferentes coisas começa a ser muito, muito complicado. É que, não sei se sabem, mas quando inicie o Trajetórias, parei o começo do meu quarto livro. Estou contente por o ter feito, porque tenho um monte de ideias e esgana de matar folhas do Word com aquela história, mas ainda agora acabei de escrever ideias para o que virá a ser um sexto livro e não posso mais. Tenho de compreender que o meu foco será sempre os livros e é neles que me quero focar – e na tese, claro.

O tempo nem sempre é nosso amigo, e o objetivo desta publicação acaba por ser para vos revelar como eu me organizo: eu funciono muito com prazos. Mesmo que seja eu a estipulá-los. Falei-vos que publicava o e-book na primavera, e não quero adiar mais. Apesar dos meus receios, tenho plena confiança nele e estou orgulhoso da rubrica. Falei que trazia Trajetórias no terceiro trimestre, e irei fazê-lo com quase um mês de antecedência. Como tenho o lançamento do meu terceiro livro a ocorrer possivelmente no segundo semestre do ano, este parece-me ser o melhor calendário. É um que me permite focar, à posteriori, em só duas coisas: a tese, e a escrita do meu terceiro manuscrito.

Espero que tenham “gostado” de perceber como correm as coisas por este lado, e até à próxima!

One Reply to “Como estão (e onde estão) os projetos que vos prometi?”

Comenta aqui

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.