Li “A Guerra dos Tronos”

Adorava que no título estivesse a palavra “toda”, já que são ainda bastantes os volumes que se seguem para que tenha, de facto, lido toda a saga de As Crónicas de Gelo e Fogo. Porém, como o primeiro livro se intitula de “A Guerra dos Tronos”, nada como vos falar do que senti ao ler a Parte 1 deste primeiro volume. Confesso que fiquei surpreso, bastante…

Este livro foi-me oferecido pelo T, no natal. Como já tinha montes de livros para ler, eles lá se acumularam. Em especial porque estava a ler a História Secreta, e sendo esse livro quase que concorrente direto da Bíblia, devem de imaginar o tempo que demorei a chegar a esta Parte 1 da Guerra dos Tronos.

A série já há muito que era minha conhecida, afinal de contas comecei a vê-la quando ia para a sua terceira temporada, pelo que se tinha relutância para ler a história, uma grande parte de mim estava curioso de voltar a reencontrar as personagens que conheço da TV e de perceber como as coisas são diferentes. Foi a essa parte que me agarrei, e meu Deus. Valeu completamente a pena.

A escrita do George R.R. Martin é simplesmente soberba, lírica. Quase que o comparo a algumas das autoras que conheço pela sua leveza. Sem dúvida que a sua experiência de vida e profissional ajudou muito nisso, mas estava maravilhado. Cada capítulo – narrado por uma diferente personagem – era belíssimo. Foi fácil de mais entrar nas personagens e naquele rico mundo pelo autor criado. Foram até diversas as vezes que me socorri do mapa presente no início e final do livro para me sentir em pleno em Westeros.

Existem algumas passagens um bocado enfadonhas, mas com o cuidado que o autor teve em nos explicar todo aquele mundo, rapidamente me esquecia que estava há horas a ler. As cenas de tensão são igualmente bem construídas, com detalhes de personalidade únicos, aliado a um ambiente sonhador. Denotei também as semelhanças para a adaptação feita pela Warner Bros., assim como as diferenças em certos traços de personalidade. E isso sim, achei uma delícia. Em especial por reescrever a minha memória após estes anos de série. Como sempre achei estranho ler o livro após ter visto já uma adaptação, após ter feito isso com sucesso no Harry Potter, estou mais que ansioso por continuar esta leitura.

Mal posso esperar por voltar a reencontrar estas personagens na Parte II que concluí o primeiro volume de cinco – divididos em Portugal. E vocês? Já leram?

MINHA CLASSIFICAÇÃO: 4/5

CLASSIFICAÇÃO MÉDIA GOODREADS: 4,29/5

WOOK

Comenta aqui

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.