O que “vem depois” de se publicar um livro?

O título desta entrada do Caderno bem que poderia ser “o que acontece depois de se publicar um livro”, porque é bem mais fácil de o admitir. Para além da alegria, euforia e do sentimento de realização, vem o impacto com as críticas. Vem a febre de marcar eventos e de andar de distrito em distrito. Acontece também o confrontar com os leitores, as vendas. As conversas entre a editora para a criação de novo e mais material promocional. Andamos felizes, mas andamos conscientes de que queremos maximizar a nossa experiência. Porém, acontece algo que é pouco mencionado em tudo isto. Algo que é mascarado por estas emoções, que por boas que sejam, permitem ultrapassar esse “depois”…

No depois de publicar o livro, o sonho recomeça. Começo geralmente a escrever, ou a pensar na publicação do nosso próximo livro. Penso se continuo com a mesma editora ou se me aventuro por outros mares. Penso no que posso fazer de diferente e o que aprendi no livro recém-publicado. Geralmente, quando estou a publicar um livro, já tenho o próximo praticamente terminado. O Esquecido foi a exceção, já que entre O Bater do Coração e ele, escrevi o Uivares e o P.S.: Ficas Comigo?. Porém, quando publiquei o Esquecido, já estava praticamente a meio do que virá a ser a minha terceira obra publicada. É muita coisa. É certo. E sabendo que custou tanto a chegar ao dia de lançamento, tento ao máximo aproveitar cada bocadinho da promoção.

São diversos os dias a planear o marketing para o Facebook, Histórias do Instagram e o Blog. Depois acresce os eventos marcados pela editora e o material promocional por eles elaborado, que se vai encaixando no meu.

O depois de publicar um livro é tão ou mais stressante e desgastante que escrever um. Existe um grande medo de falhar, assim como o medo de não se saborear tudo como deveria de ser. Mas sabem o que é mais engraçado? É que tudo isto alimenta o sonho. Faz parte do sonho. Sem isto, eu não conseguira ser um autor. Sem o esperar por e-mails, por críticas. Por lutar por melhorar. Por trabalhar não só num manuscrito mas em diferentes rascunhos espalhados por diferentes leitores-beta. É isto que acontece e que vem depois de se publicar um livro. Surpresos?

Acho que o segredo passa por aquilo que referi por já duas vezes: saber apreciar. Temos de saber parar o tempo, e olhar em redor. Ter calma. O sonho não acaba, mas pode muito bem transformar-se e temos de estar atentos a isso. É importante perceber o que foi certeiro, o que correu bem, e o que correu menos bem. Saber se é possível melhorar e como. E algo ainda mais importante: se o fazemos por estar de acordo com o que queremos para a carreira literária.

É muito difícil. Há tantos fatores que nos dão cabo da cabeça que ter um pensamento claro é desafiante. Mas é aí que está o segredo: o tempo. O espaço. É o que quero passar com esta entrada. Quem espera, sempre alcança. Não temos de apressar o nosso trabalho se sabemos que podemos fazer melhor. E até podemos já estar nesse caminho, mas nada melhor que conhecer o terreno para que nada, mas nada, surja como surpresa.

2 pensamentos sobre “O que “vem depois” de se publicar um livro?

  1. Acho que o pós-publicação é a pior parte e a mais trabalhosa; porque as editoras vanity não fazem qualquer divulgação da obra ou se a fazem é só para tentarem cativar o autor a pagar uma nova publicação.

    Todo a divulgação é feita pelo autor, Ando há dois anos a divulgar o novo livro e mesmo assim as vendas são poucas.

    Beijinhos!

    Liked by 1 person

    1. Verdade. Ou se tem sorte com a editora, ou o que vem depois pode ser dos momentos mais penosos, tristes, solitários e revoltantes.

      Espero que o futuro seja melhor! No que puder ajudar, estou aqui.

      Obrigado, beijinhos e força!!

      Gostar

Comenta aqui

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.