O Caderno do Diogo: Escrever com a tristeza

Escrever a nossa história pode ser solitário. Requer muito tempo, talvez até anos. O mesmo para a pesquisa que fazemos. Neste trabalho surgem muitos sentimentos. Quer sejam de alegria, quer de frustração, a tristeza acaba por aparecer. Por tocar, de alguma forma, cada uma destas dimensões.

Mas será que usamos corretamente a tristeza? Que conseguimos canalizar para a escrita?

Existem muitas formas de o fazermos. Quer seja na escrita de momentos tristes ou até usarmos a tristeza para vasculhar por novas formas de pensar e escrever, a tristeza é fundamental. É uma emoção tão poderosa e com a capacidade de nos fazer olhar para uma situação por um prisma diferente, que não deve ser ignorada. Afinal de contas, se não tivéssemos a tristeza, a alegria não existiria.

O mesmo é igualmente válido para a tristeza que advém da vida corrente. Quantas são as vezes que um percalço na nossa vida diária nos leva a uma lágrima, ou a um peso no peito capaz de nos esmagar? O segredo é fazer desta tristeza amiga e ao invés de a deixarmos consumir-nos, aproveitarmos para enaltecer um momento na nossa história ou até no capítulo seguinte.

As emoções são fundamentais na escrita. Sabem disso. Se o leitor também as sente, o autor também. O mesmo com a saudade, algo tão tipicamente “português”, mas que advém desta mistura de emoções e que podem ser usadas para elevar a vossa história. O vosso drama, romance, ou até característica da personagem. O importante é o foco. O sabermos como usar e de que forma isso se adequa ao que estamos a escrever. Após isto é escrever sem parar! Iremos chegar ao ponto de ter de reler e averiguar se as palavras escolhidas e seu peso, nos ajudaram quer de forma terapêutica, como escrita.

Costumam usar as vossas emoções na escrita?

3 Replies to “O Caderno do Diogo: Escrever com a tristeza”

Comenta aqui

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.