Inverno, porque te quero?

Esta é sempre das coisas que mais medo me dar ao assumir numa conversa. De confessar. Muito porque no inverno, a conversa vai sempre para: “tenho saudades do verão”, ou “quero o verão”, “não gosto nada do inverno”. Pois bem, eu gosto… E muito, e vou explicar-vos o porquê!

Já tinha referido isto na publicação de coisas que não sabiam sobre mim. Mas há tanto mais por dizer, que agora que estamos mesmo nesta estação, vos tinha de revelar…

Adoro acordar e sentir que só na cama estou bem. De olhar para o relógio, porém, e perceber que terei de me levantar e enfrentar o desafio do frio. De me agasalhar bem e preparar para tirar o gelo do carro. Depois disto é perceber como as ruas ganham vida por entre o nevoeiro, revelando as árvores despidas e as cores do inverno.

É certo que nem sempre é prático andarmos com dois casacos e um cachecol ou luvas, mas sabe bem passear pelas cidades sem a transpiração que o verão nos dá sempre. É que lá está: no inverno, combater o frio faz-se com roupa, um aquecedor, lareira ou até exercício. No verão, com o excesso de calor, chega a uma altura que não podemos tirar a pele. E dormir… como se torna difícil.

As comidas também parece que sabem de forma diferente. Aquecem-nos e sentimos-nos bem quer seja a comer uma sopa, lasanha, massa, peixe, como salada fria e até gelado – sim, eu amo gelado no inverno.

Claro que o chocolate quente quando chove é o mais fantástico. O sentirmos a doçura, ou amargura, quando nos queima a língua. E também a satisfação de ouvir o cair da chuva e nós no nosso conforto. E o ler um livro enrolado a uma manta? Ou uma série há muito perdida? Ai…

Mas acontece que também adoro a chuva. Não associo a chuva, nem os dias cinzento, à tristeza. O frio também não me “arrefece”, e compreendo cada vez mais como o inverno é importante. Muito por conta da seca que é cada vez mais evidente. O mesmo para o inverno, que parece afastado daquelas trovoadas, ventos violentos e chuvas que não param.

Admito que não é confortável ficarmos encharcados. Ter de esperar por um metro ou autocarro a levar com a chuva. Mas lembra-me também como dinâmico é o nosso planeta e, consequentemente, a nossa vida e capacidade de nos ajustar.

Eu amo o inverno. E vocês?

3 pensamentos sobre “Inverno, porque te quero?

  1. Olá! Como te entendo! Prefiro o frio ao calor! Calor chega a sufocar quando começa a ser insuportável. O que me ri com esta parte “No verão, com o excesso de calor, chega a uma altura que não podemos tirar a pele. E dormir… como se torna difícil.”, também costumo dizer isso que só falta tirar a pele de tanto calor que é! xD Ás vezes não entendo as pessoas queixam se no inverno e no verão, algumas. Eu gosto do Inverno e também gosto da Primavera e Outono pois são meias estações mas quase já não damos por elas. Ouvir a chuva é tão bom e relaxante. Odeio é a trovoada xD Vejo muito mais coisas boas para se fazer no Inverno do que no Verão, como tu referiste. Gostei muito do teu texto, continua assim! beijinho*

    Liked by 1 person

    1. Olá Joana 😀

      Ainda bem que te riste nessa frase. É mesmo dos meus argumentos quando ouço pessoas a falar que só querem calor, calor, calor. Se for como o ano passado, que até foi fresco… está bem. Mas agora aqueles dias de 27 graus para cima são um inferno. Uma pessoa fica mole e nada produtiva. Quer em trabalho, quer no lazer.
      Trovoada este ano tivemos pouca, mas sim, para som temos a perfeita da chuva que já é uma ótima companhia no silêncio da noite.

      Obrigado pelo comentário e palavras. Beijinhos 🙂

      Liked by 1 person

Comenta aqui

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.