Crítica à “Vaiana”…Moana?

Quando este filme saiu em 2016, a minha curiosidade em o ver era nula. Para mim, atendendo ao pouco que tinha visto do filme, este retratava o surf. Não me perguntem o porquê, mas era a ideia que tinha. Obviamente que estava enganado, e muito! TIPO MUITO!

Este erro grotesco reside no facto de o filme abordar o elemento água, e a vida, e a luta pela Vaiana (o original era Moana, mas foi alterado por ser um nome de uma atriz pornográfica) em salvar a sua ilha, a sua população.

Os elementos visuais são lindos, assim como as canções, a mitologia, e a jornada das personagens. É, sem dúvida, um dos melhores filmes da Pixar e só posso estar grato por a Netflix o ter adicionado em dezembro passado. Porém, tenho de me focar nas mensagens que passa. Não só pela luta pela identidade da personagem, em se definir e de o fazer, enquanto tem como afronta os medos do pai, assim como do assumir da sua natureza. De quem ela é, dos seus sonhos e de fazer por eles.

Não devem esperar neste filme uma filosofia de vilão clássico. É muito mais completo que isso, já que se aborda as trajetórias das nossas vidas, e de como isso nos transforma. Uma transformação que aos outros pode parecer diabólica mas que, na verdade, é só mais um traço de personalidade nossa. E como tudo na vida, há mais que uma versão na mesma história. Um lado. E esse lado nem sempre nos define, e nem sempre é algo negativo.

O final do filme foi inesperado. Mas mesmo sendo-o, não poderia ter feito mais sentido, recheado de misticismo e daquilo que é viver e de quem nos podemos transformar quer seja na, como durante, a nossa jornada.

Sei que deixo sempre mais coisas por explicar do que outra coisa. Afinal de contas, quero provocar-vos curiosidade em ver o filme, e espero que com esta publicação, consiga. Vale mesmo a pena!

2 Replies to “Crítica à “Vaiana”…Moana?”

Comenta aqui

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.