As Novidades Para 2019

Já vos falei diversas vezes do que foi o ano de 2018. Com isso, está na altura de focar no novo ano. Em 2019, e no que ele irá trazer tanto para mim, como, consequentemente, para vocês!

Em primeiro lugar, tenho de dar conta de como este ano, pela primeira vez, defini objectivos concretos e apontei-os! Precisava de o fazer. Por mim. Pelo momento onde estou na minha vida. É por meio deles que começo esta publicação, por vos mostrar aquilo que defini. Prontos?

  • Quero ser mais organizado. Quero ser capaz de melhorar o tempo que tenho para a minha tese, para as minhas leituras, a minha escrita, o meu blog e o trabalho voluntariado em que estou envolvido.
  • Com isto, quero terminar a minha tese. É dos elementos mais importantes deste ano e que acredito me definirá e ajudará a crescer em domínios ainda não explorados.
  • Arranjar um emprego no Porto.
  • Quero publicar o meu terceiro livro.
  • Quero acabar de escrever o meu quarto livro.
  • Quero publicar…

Ok.! Já estou a revelar muito. Vamos por partes. Como devem ter percebido, parte dos meus objetivos dizem respeito à vida académica com a ponte para a vertente profissional, enquanto os outros dizem respeito à minha “carreira literária”. Confesso que não tenho fé de conseguir fazer todos esses. Muito por conta de dois objetivos que tenho e que foram inspirados pelo meu blog. Todavia, outro ponto que podem não saber é o facto de eu ter, realmente, já começado a escrever o meu quarto livro. Tenho um resumo geral da obra já feito e perto de 40 páginas já escritas. Como vou apresentar a estrutura de forma diferente, tive de parar para fazer umas alterações que vão alterar bastante a dinâmica da história e perceção que os leitores terão da mesma. Mas como ainda nem do terceiro livro vos falei, vou deixar estes tópicos para mais tarde. Quero sim falar-vos de três coisas que vão acontecer de especial aqui no blog.

Vocês já sabem o amor que tenho pela rubrica O Caderno do Diogo. Também sabem que vos falei no mês passado no novo acrescento que faria à série. Assim, como primeira “novidade do ano”, está O Apêndice do Diogo, que divulgará o que outros autores tenham a dizer sobre a publicação e escrita. Acontece que o mundo é tão vasto e cada um de nós é único, que porquê pensar que tudo o que digo é valido quanto à escrita? Há tanta forma diferente de escrever, pensar e sentir, que quis dar-vos isso aqui no blog. Contudo… não podia ficar por aqui. Acontece que tive recentemente uma má experiência com uma editora. E atendendo a que estou em contacto com outros autores e com outras editoras, decidi por fim contribuir para esse segmento. Ajudar, de alguma forma, autores que queiram publicar com editoras vanity. Estou simplesmente cansado de ver autores a serem enganados e, consequentemente, a sofrer com isso. Muitas vezes em silêncio e sem qualquer tipo de ajuda. Assim, surgiu a ideia de O Caderno do Diogo – Dicas de Escrita e Publicação com Editoras Vanity, o e-book. Com a publicação deste e-book gratuito, vou não só reutilizar o que aqui já publiquei, como fazer novas anotações e chamadas de atenção para questões que me aconteceram ou aconteceram com outros autores. Tudo para que este mercado comece a abrir os olhos! Irei também incluir um mapa da trajetória do autor. Estou a elaborar, e tem o intuito de ajudar qualquer autor que acabou de escrever um livro, a perceber os caminhos que tem.

Espero que estejam tão entusiasmados com esta ideia quanto eu. Há tanto autor a sofrer, e bom, que me fartei. É a verdade! Relativamente à publicação esta ficará para a Primavera!

Agora a imagem do lado direito… O que será? A ideia surgiu com o meu passado, em que quando escrevia séries dava aos meus leitores a oportunidade de escolherem entre dois finais. Mas ficava por aí. Agora, comigo no Porto e a escrever uma tese cujo tema aborda as trajetórias de vida, quero presentear-vos com a primeira série online interativa. Como irá funcionar? A história será simples, e será publicada num blog. Nela, os leitores podem escolher entre duas opções e ver como a história se desenrola. O objetivo é abordar temas que afligem os jovens, como o desemprego, a incerteza do futuro, da identidade, da homossexualidade e do suicídio. Como só a comecei a escrever há duas semanas, ainda não sei uma data específica, mas espero que no terceiro trimestre possam contar com ela. Mal posso esperar! Além do mais, esta série ganhará também uma versão… musical! Sim! Devem estar a pensar que perdi a cabeça, mas prometo contar-vos tudo quando for a altura.

Conhecem agora os meus objetivos para o ano vigente. Espero mesmo conseguir alcançá-los e dar-vos, continuamente, experiências novas aliadas ao mundo editorial e escrito. Espero que tenham gostado e mal posso esperar para saber o que acharam.

5 pensamentos sobre “As Novidades Para 2019

Comenta aqui

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.