2018: Crítica ao último livro do ano

A minha aquisição deste livro remonta a Feira do Livro do Porto. Foi logo após o 4º Encontro de Youtuber e Autores, em que eu com outras youtubers e booktubers fomos fazer um passeio pelos diversos stands. Ao encontrar este livro pelo preço de 10€ (quando no stand da editora estava a quase 18€), não hesitei. Em especial por este ano ter definido ler mais livros a tender para o terror…

Crítica a “O Homem nas Sombras”

Infelizmente não consegui ler todos os da minha lista. Não tive tempo, pronto! Mas sempre tive este e mal podia esperar por o devorar. Infelizmente tal não aconteceu como queria. Achei que a história do livro se arrastava muito, sem coisas interessantes a acontecerem quer estivesse eu na página 100, 200 ou a 240. Só mesmo após este marco, o livro despertou a minha atenção. Mas sou sincero, já estava tão desapontado com a história, que só o queria acabar.

A história em si não é má. Porém, achei a escrita da autora bastante confusa em momentos chave. Quer fossem em transições, quer na própria estrutura frásica. Quando conjugando este factor à trama, foi uma desilusão autêntica. Muito pelo facto de a autora perder tempo em relações que realmente não têm qualquer importância e, ainda mais: que não acrescentam nada à história principal.

A narrativa é fantástica para refletir do que nós próprios achamos do crime em questão. Se achamos que a personagem x é ou não culpada. Quem tem razão. Em diversos momentos até pensei que estava a ver os preparativos de uma das Grandes Reportagens da TVI. Mas nem elas são tão más como a deste livro. Falta realismo, assim como algum senso comum e humano a toda a história. Com isto, sinto que ficou muito por explorar e em especial, adivinhem lá, às relações e personagens que realmente importavam. Sinto que este livro não consegue viver sem uma prequela ou uma sequela e o facto da autora ter tentando fazer isto num único e parco livro, resultou em algo terrível e enfadonho.

MINHA CLASSIFICAÇÃO: 2/5

CLASSIFICAÇÃO MÉDIA GOODREADS: 3,45/5
WOOK

Comenta aqui

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.