O dia seguinte

Sempre que penso no dia 26 de dezembro, parte de mim sente-se perdido. Não por não saber a quantas ando, mas porque é o dia seguinte ao Natal. E, por conseguinte, dos dias mais tristes do ano.

Este meu sentimento nasce da bela frase que ouvimos todo o santo ano de que o Natal é quando o Homem quiser. Sendo isso verdade, porque é que parece que o dia a seguir ao Natal é passado como um alívio para as pessoas? Será que elas não gostam da confusão? Dos encontros familiares, da comida – ou de pensar nela-, das conversas? Ou, pior, será que nos estamos a tornar numa sociedade individualista ao ponto de voltarmos a querer a nossa paz e sossego?

Com isto, dou por mim a cada ano, tentar apreciar o máximo possível. E a sofrer também, no dia seguinte, a tentar pensar se aproveitei de cada doce, de cada minuto até à meia-noite e do pequeno-almoço em família. Das luzes pulsantes da árvore de Natal, dos jogos e conversas parvas ou até mesmo da sessão de cinema que mais serve para os adultos descansarem. Mas será que é esta a razão? Pela idade? Pelo cansaço que a vida corrente nos dá e nos impede de aproveitar a vida?

Eu não sei. Só que vos estou a escrever isto no dia 24. É verdade! Agora é a altura que me poderiam chamar de hipócrita, mas se há facto sobre mim é que gosto de sofrer por antecipação. Sendo que na maior parte das vezes não o faça com uma conotação negativa, ou sem solução à vista, queria desabafar com vocês. Mesmo que só leiam isto dentro de alguns dias. Mas pronto… Já está. Soube bem. Mas será que o sentimento desapareceu? Acho que não, e muito sinceramente, penso que não irá. Sinto-me triste por isso. Por andarmos sempre de um lado para o outro que esquecemos o que é verdadeiramente importante. Mas se conseguir provocar-vos um bocadinho de reflexão já me dou por sortudo.

Feliz Natal

One Reply to “O dia seguinte”

Comenta aqui

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.