Porque tenho um blog?

Esta é talvez das perguntas que muitos dos meus amigos e familiares fazem. Porquê, Diogo? Qual o propósito? Porquê agora? Pois bem, a questão é que não é de agora, e é sobre isso que vos vou contar hoje!

Quando olho para as estatísticas do blog, dou-me conta que desde 2013 tenho este blog no WordPress. Ou seja, 5 anos a escrever nesta plataforma e a adaptar-me àquilo que se fazia/ se vai fazendo pela internet aliado, claro, à minha escrita. Todavia, muitos podem não saber mas o meu primeiro blog nasceu na rede da Microsoft que acabou há uns bons anos. Após isso, e para escrever as minhas séries baseadas no jogo Sims, criava um blog dedicado para cada uma. Resumindo: tenho blogs desde 2009! 

No início eles eram somente para as minhas séries, e apenas isso. Após o meu crescimento fui querendo ter mais. Algo mais pessoal. Os Olhos Castanhos Com Linhas é sem dúvida dos meus maiores projetos e aquele em que aprendi muito da rede WordPress. Foi também onde, na minha fase da adolescência, escrevia de tudo. Partilhava de tudo. Quer do que eu achava piada em imagens, vídeos, ou coisas da vida corrente e de estudante. Mas o entusiasmo acabou por passar ao fim de uns anos e acabei por me dedicar mais a este. A um que se focasse na minha escrita. Tinha caído quase na estupidez com o blog antigo e estava na altura de terminar lá as publicações. Assim, em 2014, com a publicação do meu primeiro romance, dei novo fôlego a este blog. Um que continuam a ler agora.

Como estes eventos aconteciam sempre em épocas de testes intermédios, exames, escolhas universitárias, a paciência para conteúdo era quase nula. Só publicava, como devem de ter percebido até junho, coisas dos livros. Mas rapidamente me apercebi que isso não chegava. Que estava na altura de, por mim e pelo meu próprio crescimento enquanto autor, dar-me uma nova oportunidade para ter o blog, este cantinho na internet, que sempre quisera. Onde posso partilhar tudo aquilo que me inspira, e me molda, e é transposto para as minhas histórias! 

É verdade que nos dias de hoje a quantidade de blogs é avassaladora, e por isso me procuro reinventar e pensar sempre no melhor conteúdo e que ele seja, sempre, verdadeiro a mim. Daí que tenho duas rubricas específicas sobre escrita, algo que traduz esta filosofia. Por isso aqui está a minha resposta: tenho um blog porque quero finalmente comprometer-me com o que comecei há uma década. Fazer e conseguir escrever o que sempre fiz e com as aprendizagens que agora finalmente tenho!

Espero que estejam aí para me ajudar também, já que nada disto era possível sem o vosso apoio e leitura. Prometo que vou tentar nunca cair na filosofia de publicar só tudo o que de bom acontece na vida aqui, já que não seria verdadeiro comigo se não falasse das coisas menos boas ou momentos menos vitoriosos da minha vida.

E vocês? Porque têm um blog? 

6 pensamentos sobre “Porque tenho um blog?

  1. Comecei em 2008 com um blogue mais pessoal e onde só comecei a partilhar textos em 2009. Entretanto fui perdendo o desinteresse pelo blogue por não o sentir à minha altura. Abandonei a blogosfera e só voltei em 2013 com o EscreViver agora mais profissional e apelativo com objectivos mais concretos.

    Beijinhos 🙂

    Liked by 1 person

    1. E sem sido um blog muito bem construído e ao qual acompanho com grande interesse como foi a tua jornada ao publicar os teus livros!
      Quanto à falta de interesse acho que se torna universal a certo ponto. Espero agora, com este, conseguir encontrar e trilhar com afinco o caminho certo!

      Beijinhos 🙂

      Gostar

  2. Não é fácil conseguir exposição, é necessário muito trabalho e dedicação. Mais do que isso estudar muito SEO. Escrever só para nós torna-se, a certa altura, desmotivante. Se não é para ter leitores, o caderno com cadeado serve.

    Liked by 1 person

Comenta aqui

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.