Leiria em 12H

Esta é, talvez, das publicações mais difíceis de vos escrever. E talvez seja mesmo por essa razão que esteve tanto tempo nos rascunhos, esperando a sua vez. Mas estava na altura. Leiria é a minha cidade, onde cresci e criei memórias inesquecíveis. Assim, estava na altura de vos oferecer no meu blog um roteiro para a mesma. Preparados?

Irei basear-me em percursos que fiz assim como de fotografias que tirei.

Para esta publicação vou basear-me num mapa presente no site Visite Leiria, em que vos darei as dicas de por onde começar, assim como de algumas fotografias que tirei dos locais.

Admitindo que vamos começar este percurso pelas 10h da manhã, nada melhor que começar pelo coração da decisão em Leiria, isto é o Largo da República onde se encontra um largo em frente à Cámara Municipal, juntamente com o Tribunal de Leiria e uma quinta que agora está ao cuidado do município. 

Após conhecer-se o largo, a viagem segue para a Praça Rodrigues Lobo. Sempre a desces, vai-se passar pelo Mercado Santana e também pela Fonte Luminosa. Ideal para fotografias no “letreiro” LEIRIA, para depois tomar um café matinal com a vista para o castelo, no autêntico coração em movimento da cidade. 

Após isto, nada melhor que nos aventurarmos pelas ruelas da Praça Rodrigues Lobo, e vermos o que se faz no comércio tradicional local, assim como nos restaurantes próprios e diferentes. Também é possível passar pela loja das Brisas do Lis by Maglice e provar o doce típico da cidade!

Por meio destas ruelas, em que se passará pelo centro Eça de Queirós, junto à sua residência aquando da sua estadia em Leiria, iremos chegar à grandiosa Sé de Leiria. Após a visita ao largo e seu interior, está na hora de marchar até ao Castelo, e de apreciar todo o seu percurso, exposições e vista!

É bem provável a demora de uma hora dentro deste local histórico, cheio de degraus e momentos paisagísticos únicos de captar em fotografia! Após esta aventura, está na hora de descer e passar pelo museu da imagem em movimento – MIMO. Após isso, e como descer todos os santos ajudam, está na altura de se pensar no almoço enquanto se passeia pelas ruas da cidade. Sempre bom para descobrir alguma da arte urbana da cidade (Paredes com História). Parte destes projetos são referentes à exposição Rebeldes com o trajeto exposto na cidade (como na 9ª foto), e também de um projeto anual que tem caracterizado a cidade ao longo destes cinco anos, com forte aposta desde o ano passado.

Em termos gastronómicos, o que tem dado que falar na zona são hamburguerias, pelo que têm a Moo, Hamburgueria da Baixa e a Oficina do Hambúrguer. Sendo sempre bem servidos, podem esperar preços a rondar dos 7,5€ (para cima) por pessoa. Podem esperar diversas ofertas quer no tipo de carne, como nos condimentos. É sempre necessário não esquecer que alguns deste espaços podem não estar abertos a certos dias da semana.

Com as energias recarregadas, está na altura de passear junto ao Rio Lis. Assim, na cidade em que o rio corre ao contrário, o passeio pode iniciar-se junto ao Jardim Luís de Camões, ou à Rodoviária que fica numa das três avenidas da cidade. Por aqui vamos descobrir não só mais elementos da exposição que vos falei, assim como de mais momentos de arte urbana. 

Como podem ver as paisagens e trajetos são infinitos, sendo que ao começarmos pelo Jardim Luís de Camões, seguiremos na direção ao parte do avião, onde atravessaremos a ponte para depois irmos em direção àquelas maravilhosas cascatas junto aos Bombeiros Municipais de Leiria.

Com todo este percurso a fome aperta sempre, não é verdade? Especialmente se forem como eu, e pararem de 5 em 5 minutos para tirarem uma fotografia. Algo que dá muito em Leiria é o negócio dos crepes e panquecas. Claro está que temos a nossa pastelaria, com a Brisa do lis.

Destaco a creparia e gelataria Permarcati (mais afastada do centro), o Pop Cereal, que abriu este novembro junto à praça, o Myiced e ainda o Toasty Loja 2, junto à mítica fonte das três bicas! Ainda, na altura do verão, temos junto à Praça Rodrigues Lobo, ao pé do Pop Cereal!, uma gelataria italiana divinal. Como viram, escolher o que lanchar não é difícil. Podem também optar pelos deliciosos croissant da Pastelaria Meia Lua, no Centro Comercial Maringá, ou ainda na Pastelaria Brisa Norte, antes de chegarem ao grandioso Teatro José Lúcio da Silva.

Com Leiria a querer candidatar-se a capital europeia da cultura a aposta e prémios que tem recebido nos seus museus tem sido de reconhecimento internacional.  Assim destaca-se o Musei de Leiria, junto ao Convento Santo Agostinho e do famoso parque dos mortos”, nomenclatura atribuída pela comunidade académica ao jardim que se segue ao largo. Aí também se encontra o Museu do Moinho do Papel.

Antes de terminar a visita, não se pode esquecer o Santuário de Nossa Senhora da Encarnação, aqui perto do Moinho do Papel. Mas preparem-se, se querem usufruir das vistas, vão ser muitos os degraus a subir!

Com todo este passeio ladeado pela cultura, as ofertas para jantar tanto podem ficar pelos restaurantes na Praça Rodrigues Lobo, quer os juntos ou dentro do Mercado Santana, ou ainda no restaurante Pé do Rio ou outro restaurante nos arredores no caso de quererem usar o carro.

Antes de terminar tenho de falar das diversas atividades que se têm destacado na cidade nos últimos anos. Quer no que toca às feiras de gastronomia, cerveja, assim como no defile de carros clássicos, recriações históricas, sessões de cinema ao ar livre, os festivais de música gótica no castelo, assim como das celebrações de natal e passagem de ano. Em cada uma destas datas são diversas as atividades e possibilidades na cidade que aguarda pela vossa visita. A destacar que algumas destas têm-se movido para o centro da cidade visto que o castelo está  a entrar em obras, sendo na mesma possível visitá-lo.

Para saberem mais, nomeadamente os passes para os museus e castelo, ou percursos alternativos, visitem o site https://www.visiteleiria.pt para toda a vossa comodidade. Espero que tenham gostado da publicação tanto quanto eu, ao recordar memórias destes 23 anos.

4 Replies to “Leiria em 12H”

Comenta aqui

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.