Venom!

7f6b8d288c124a6a4bf086439ca7685ac816ad3aQuando ontem me sentei na sala IMAX do Mar Shopping Matosinhos, sofria de ansiedade. Ansiedade não só por ir, finalmente, (a) ver o filme que tanto ansiara ver desde que fora anunciado, (b) voltar a encontrar uma das personagens que mais amei no Homem-Aranha 3, e (c) por último, pelas críticas negativas que andavam a circular na internet. Muitas críticas negativas!

Assim, e após conversar com o Ricardo, que vai sempre comigo, sobre estes tópicos, o filme começou. E meu Deus! Como as opiniões em nada, de nada, fazem jus ao filme! 

Em primeiro lugar, o começo do filme estabelece e bem, todo o seu tom. É negro, dramático, com aquele tom de ficção científica certo que molda para um filma de anti-herói que não estamos acostumados a ver. Tenho incluvé de partilhar de como a banda sonora me lembrou os primeiros Homem-Aranha! A ideia que estamos a ver um filme feito em associação com a MARVEL também lá está, é certo. Mas se os filmes produzidos pelo próprio estúdio acabam por ter um tom mais ligeiro, por mais dramático que sejam (como o caso dos últimos Vingadores), o facto de ser um outro estúdio a trabalhar sobre o amplo material da personagem, abre todo um outro leque de oportunidades.

1280-venom-comparison

Aqui gostava de ressaltar como, inicialmente, se falara no filme receber uma classificação para maiores de idade. Confesso que em alguns momentos, o adorava ter visto. Mas só para dar outra profundidade à história, não que ela necessitasse…

As críticas falam todos de como os atores não conseguem suster o filme e de uma história sem nexo. Pois bem, mas se não percebem nada de ciência e personalidade, então mais valia estarem calados. Aquilo que temos é, sem dúvida, uma primeira parte em que acompanhamos a rotina das diversas personagens bem como dos lugares que ocupam na trama, e na vida de cada uma das outras personagens. Após isto estar estabelecido nos cerca de 15/20 minutos iniciais, temos uma reviravolta que permite sim, uma integração perfeita entre um parasita e hospedeiro. Se esta parte pode ser aborrecida, é! Mas permite que, e de uma forma natural, se estabelecessem muitos diálogos, ações e explicações, sobre aquilo que é referido na segunda parte do filme.

Para terminar o que achei desta parte, tenho sim de admitir (e até como o Ricardo já tinha referido há uns meses), por mais excelente que o Tom Hardy seja (já viram a série Taboo???), ele a representar um papel de jornalista de investigação, é estranho. Mas atendendo a como funcionam as coisas do outro lado do Atlântico, não deixa de o fazer bem atendendo ao tipo de jornalista e de personalidade que tinha. Se foi completamente perfeito? Não! Mas foi bom.

Voltando agora a atenção para a segunda parte, é aqui que tenho uma grande crítica. E uma que talvez possa motivar a de terceiros. Acontece que a relação do Eddie com o Venom é fantástica e representada e interpretada de uma forma brilhante, quer por momentos cómicos de levaram o cinema ao delírio, quer chocantes na interpretação do Tom. As cenas de ação também tiveram muito boas, em especial a primeira e que revelou a integração entre simbionte e hospedeiro que acontece praticamente no início desta segunda parte. Contudo, fiquei desapontado pela cena quase final… E por uma razão muito simples: a coreografia da cena de ação estava fantástica, mas tornava-se difícil perceber. E lembram-se de vos ter dito que vi em IMAX? Pois bem, não só o filme teve momentos que parecia estar meio que desfocado devido ao grande tamanho do ecrã, nesta cena de ação, o facto de termos um ecrã grande foi fabuloso, mas poderia ter sido excelente se a cena tivesse sido complementada talvez com mais efeitos especiais e, até, mais câmara lenta. Compreendo que o uso da câmara lenta possa ser subjetivo, ou até algo quase batido em filmes destes. Mas poderiam, então, ter estendido ainda mais a cena. Talvez esteja nos 40 minutos de cenas cortadas?

Não me quero alongar mais, nem quero dar spoilers ou influenciar mais a vossa opinião. Mas, e atendendo ao que vos disse, e ao facto de o filme já ter vendido mais bilhetes em pré-venda do que qualquer outro filme da MARVEL, estou contente com o filme. Sendo um filme de origem, acho que se consegue enquadrar muito bem no que já feito pela MARVEL (Homem de Ferro, estou a pensar em ti), e justificado. O vilão é o típico dos dias de hoje, sim, com motivações corretas mas maneiras de execução desumanas. O romance esteve no filme, e foi realmente bonito ver algumas das cenas. Tenho de destacar o final, visto que é raro ver um filme de super-heróis em que ele não fique logo com a rapariga (menos o Homem-Aranha – ou seja, o mesmo universo). Mas lá está: este NÃO É UM FILME DE SUPER-HERÓIS mas sim de um ANTI-HERÓI, e é por isso que o adoro tanto. Por ter dado, e espero, todas as sementes para uma sequela ainda mais digna do nome e legado que carrega.

venom-poster

Fecho esta publicação por vos dizer que o filme tem duas cenas pós-créditos, sendo a última do Spider-Man Into the Spider-Verse, que são fantásticas, e que espero que este filme e o seu retorno financeiro, permita à Sony continuar o seu Universo Cinematográficos de Personagens Marvel. Com esta classificação de idade espero também que permita a um novo acordo entre a Sony e a Marvel para que possamos ver o Homem-Aranha num futuro filme. Já existem novos filmes deste universo da Sony em produção, e espero, sinceramente, que com todas as possíveis críticas a este filme, consigam ter sucesso. Estas personagens, e os seus fãs, merecem!

 

 

Um pensamento sobre “Venom!

Comenta aqui

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.