Apps para leitores e autores

Olá, olá! Como estão?

Hoje trago-vos uma publicação que visa fazer-vos aproveitar o verão e descobrir algumas novas maneiras de; quer descobrir o que ler, quer o que, e como escrever.

E como? Por meio das famosas APP´s. Para me auxiliar, irei socorrer-me de alguma das minhas descobertas no meio das aplicações para smartphone, e que testei no meu telemóvel. Aproveito desde já para dizer que irei focar-me no mundo Android (e por uma razão em particular, que será notória mais em baixo), e sempre que possível, colocarei o link da APP para iOS. Vamos começar?

  1. Goodreads

Goodreads

Claro que não poderia deixar de começar esta publicação sem o Goodreads. A maior rede social do mundo para leitores e autores tem uma bela e reformulada aplicação para Android que vos permite ficar a par das últimas opiniões de determinado livro, de marcar o vosso progresso, ou simplesmente decidir a compra de um livro. Podem também interagir com outros leitores, não fosse esta uma rede social, e seguir e falar com autores. Como as páginas de autores oficias têm blogs próprios, torna tudo muito fácil. Das coisas que mais gosto, é poder usar a câmara do smartphone para digitalizar capas ou códigos de barras de livros para os adicionar à minha lista de “Para ler”, sem a necessidade de andar sempre com um bloco de notas comigo.

Google Play | iTunes

Este slideshow necessita de JavaScript.

2. OneNote

OneNote.JPG

A Microsoft tem feito um excelente trabalho no que toca à sincronização entre o seu sistema operativo (Windows 10), com restantes aplicações. Quer funcionem estas na concorrência ou não, como dispositivos Android ou iOS.

Assim, não é para mim uma surpresa indicar-vos o OneNote. Esta aplicação, disponível como programa e aplicação (pela Windows Store) no Windows 10 deixará inclusive de fazer parte do pacote do próximo Office 2019 para passar a ser gratuita para todos!

Com ela, tendo a vossa conta sincronizada, podem tirar notas de forma fácil e intuitiva. Desde momentos de inspiração, ou ideias simples de livros, frases ou citações. Como fica sincronizada com o vosso computador, podem sempre continuar o trabalho depois, ou simplesmente consultar.

Site oficial

Google Play | iTunes | Windows Store

3. Evernote

Evernote

Similar ao OneNote da Microsoft, têm o Evernote. Este é semelhante ao bloco de notas oferecido pela Microsoft. Tem a facilidade de inserir fotografias, partilhar, tudo numa interface simples e completa. Em termos de sincronização, acredito que o OneNote se torna mais simplificado. Mas deixo ao vosso critério 🙂

Google Play | iTunes | Site

4. Wattpad

Wattpad

Acho que não é segredo para vocês o meu amor por esta plataforma. Foi aquela que acolheu, de 2016 a 2017, a publicação de uma história em formato de diário que escrevi quase que em exclusivo para ela. Com o seu formato cómodo, interface bonita e simples, nunca foi tão fácil ler ou continuar leituras de histórias ou descobrir novas. Desde aumentar tamanho da letra, a cor do fundo, marcar capítulos como favoritos ou comentar, é quase como um leitor pessoal de livros. Até podem selecionar frases e partilhar como citações e personalizá-las, ou ser notificados de novos capítulos.

É igualmente ótima para nós autores. Todavia, denoto que a edição de texto poderia ser mais facilitada. Mas está sem dúvida sempre em atualizações, o que é ótimo.

Google Play | iTunes | Site

14689729_1820505908164010_1940476908_o

5 (4.1). Capas por Wattpad

covers

Este quinto ponto, quase como um “4.1”, é para ajudar os criadores. Para quem se quiser aventurar pela publicação nesta vasta rede. Com esta aplicação torna-se fácil a criação de capas únicas e que correspondam ao vosso estilo. Ao género da história! Podem até usar imagens/fotografias vossas! Tudo num editor compacto e na palma das vossas mãos.

Google Play | iTunes

6. Lista para Autores

lista para autores

Esta é sem dúvida a minha aplicação favorita! Lista para autores, só disponível em inglês, dá-vos extensas listas sobre personalidades para personagens, ideias para a vossa trama e história, conflitos, ideias para nomes, tipos de corpo, características psicológicas e etc.

Tem igualmente temas médicos, militares, profissões, eventos de vida, gramática, etc. Fiquem com imagens que tirei da aplicação:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Como a aplicação é paga, deixo-vos os links para a mesma. Claro está que, sendo o universo Android como é, podem experimentar de outra forma

Google Play | iTunes

Menções “honrosas” :

7. Word (Google Play | iTunes)

Ideal para edição de texto e continuar também no computador, graças à sincronização pela nuvem.

8. Dropbox (Google Play | iTunes)

Ideal para terem seguro todo o vosso trabalho e consultarem sempre que necessário.

9. OneDrive (Google Play | iTunes)

Um serviço de armazenamento similar à Dropbox, e ideal para guardar todos os vossos documentos do Office automaticamente.

10. Spotify (Google Play | iTunes)

Para se inspirarem em playlists ou criarem as vossas próprias. Fantástico quando querem ouvir “aquela música que tão bem fica no momento em que estão a ler ou escrever”.

11. Apple Music (Google Play)

Semelhante ao Spotify, mas sem a possibilidade de ouvir gratuitamente. É igualmente mais básico que o seu concorrente, quer na reprodução, quer para guardar músicas.

12. WordPress (Google Play | iTunes)

Para acompanharem sempre os blogs dedicados à escrita e leitura – como o meu-, sempre na ponta dos vossos dedos.

13. Gestor de Páginas do Facebook (Google Play | iTunes)

Ideal para gerires de forma mais simples e completa a tua página de autor, ou uma dedicada à literatura.

14. (13.1). Gestor de Anúncios do Facebook (Google Play | iTunes)

Aplicação perfeita para acompanharem de forma direta e simplificada, os anúncios que possam fazer relacionados com as vossas publicações.

E assim chegámos ao fim! Espero que tenham gostado desta publicação e a achem útil! Que estas ferramentas permitam ser uma extensão ao vosso trabalho e/ou gostos no mundo da literatura, e claro, nunca um substituto às reflexões que uma caneta e papel não resolvam, ou à exploração da vida em redor e as sucessivas reflexões.

Conhecem mais alguma aplicação que me possa ter escapado ou que desconheça? Sinta-se livres para partilhar as vossas ideias 🙂

3 pensamentos sobre “Apps para leitores e autores

Comenta aqui

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.