Momentos Uau – Episódio 1

Hoje, como Dia Mundial do Chocolate – a primeira maravilha do mundo (ou parecido)-, achei por bem estrear esta rubrica! Uma que tenha bocadinhos desta maravilha (salve redundância) que experimentei quando visitei o Diplomata.

Como autor, os sabores também são importantes. A forma como nos fazem sentir e a criatividade que advém da explosão de sabores que sentimos. Assim, nesta rubrica, irão encontrar não só momentos dedicados à comida, como a todos os momentos incríveis, inacreditáveis, emocionantes e por aí fora. Vamos começar?

momentos uau

Diplomata, na Rua de José Falcão nº32 Porto, é dos sítios mais falados e cheios do Porto. No que toca a panquecas, claro está! A pequena sala tão bem decorada, está sempre cheia, revelando a antecipação daqueles que anseiam por provar as famosas panquecas e suas coberturas.

Sendo o espaço pequeno – e com um horário tão curto para a sua localização, na minha opinião -, é frequente ver filas de espera para arranjar uma mesa. Assim sendo, tanto eu como o Ricardo, aproveitámos o Brunch que ocorreu pelo nosso país, promovido pela Compal. Neste evento que juntou diversos restaurantes/pastelarias/etc., o Brunch ficava por 10€. Algo que, para a refeição que é, é de ter em atenção!

misk-cartaz-1.jpg

Assim, lá reservei mesa e fomos nós saborear aquilo que sempre ansiáramos.

Em primeiro lugar, devo confessar o quanto adorei o espaço e a sua decoração pelo uso da madeira. Achei completamente acolhedor e um ótimo lugar para saborear aquilo que estava para vir. Tenho de revelar que nunca tinha experimentando um Brunch, pelo que não sabia bem o que esperar. Todavia, foi com grande agrado que vi a mesa ficar cheia!

E não era só a mesa, por essa altura! Todo o espaço ganhara vida com um frenesim e caras de espanto face a pratos tão diversos e apetitosos só de nome!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Após o atendimento simpático e atencioso, fomos presenteados (salve-seja, já que pagámos) com panquecas duplas em que, para acompanhar, tínhamos tomate, cogumelos e feijão. Como sou muito esquisito quanto a este último, troquei por queijo. E meu Deus, se não comia agora novamente aquilo! Claro está que ainda falta referir o delicioso pedaço de bacon e ovo que acompanhou o conjunto.

Relativamente às panquecas, achei a massa alta (obviamente), fofa, deliciosa. Especialmente se juntarmos as mimosas e os Compal de pêra que acompanharam a ocasião.

DSC_0398

Não sou muito adepto de misturas. Especialmente aquelas que envolvem todos os acompanhamentos que em cima vos descrevi. O meu estômago, infelizmente, está mesmo domesticado. No entanto, foi com agradável surpresa que se regozijou de prazer com este mini-banquete.

Com isto, posso dizer que o queijo era delicioso, fresco, tal como o tomate. Os próprios cogumelos estavam também divinais pela sua cozedura e tempero.

Ao fim de minutos de muita conversa e comida, estávamos prontos para a bebida quente que fazia parte do conjunto. Uma vez que andávamos há meses para ir ao Diplomata, tinha de experimentar uma panqueca doce. Era mais que certo que não poderia sair dali sem fazer tal. É certo que a minha barriga já estava a abarrotar, mas tinha de fazer este esforço.

A panóplia é enorme no que diz respeito às possibilidades de escolha. Desde número de panquecas (sempre aos pares), ao tipo de massa, toppings líquidos, sólidos, frutas, … Porém, para mim, a escolha era óbvia…

DSC_0406_1

Apresento-vos: panquecas de Oreo, com morangos!

Tenho de desabafar que esperava mais do sabor da massa. Mas acho que é o esperado de algo do género. Se me perguntam se me arrependo da escolha: nem por sombras. Sou todo a favor de experimentar novas combinações. Além do mais, tenho consciência do enjoativo que poderia ser se fosse em topping, por exemplo. Assim, considero o balanço adequado e com os morangos doces, ainda melhor.

Em suma, posso dizer que a explosão de sabores que experimentei foi fantástica, com um conjunto de panquecas de massa leve, e com um contraste com morangos doces que tornou ainda mais saborosa a escolha feita. O sabor a Oreo, não sendo intenso, ajudou. Além do mais, não podemos esquecer que Oreo tem leite no seu recheio, o que ajuda nesta questão.

Mas lembram-se da bebida quente que está em falta? Pois bem, é aqui que ela entra:

Apresento-vos: Capuccino de Oreo e Nutella! Acho que nas imagens percebem bem qual é qual. Uma identificação fácil que, se fosse numa prova cega, não passava. E porque vos digo isto? Uma vez que tanto a bolacha Oreo triturada como a Nutella estão no fundo da caneca, o sabor do café continua a ser o mais percetível. Ou seja, a bebida facilmente se poderia confundir com “uma normal”. Para sentirmos a maravilhosa combinação, só mesmo com idas ocasionais com a colher ao fundo da caneca para maximizar a experiência. Deste conjunto de bebidas, considero que a Nutella traduz-se na melhor escolha. Para algo mais leve em termos de sabor, e para quem quer só aquele gostinho de doce, a de Oreo será uma boa opção.

No final, lá pagámos a conta de bom grado. A experiência foi agradável e, mesmo com o cansaço evidente de quem abriu a porta na abertura do espaço, pelas 10h, a simpatia compensou. Assim como os conselhos quanto a escolhas. E, para mim, o mais importante: sempre que alguém queira reservar, basta mandar uma mensagem rápida pelo Facebook ou Instagram que a mesa fica garantida. Infelizmente, só se aplica durante a semana, mas não deixa de ser uma boa oportunidade para saborear as coisas sem filas de espera.

Claro que a ementa incluí muito mais que panquecas e existem também opções para quem procura coisas mais leves ou saudáveis, ou simplesmente um típico lanche português.

(imagens retiradas do Instagram do Diplomata)

Um pensamento sobre “Momentos Uau – Episódio 1

Comenta aqui

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.