Chuva! São João, São Pedro, Mundial, Julho e Esquecido!

DSC_5082.jpg

Damos as boas-vindas a julho com uma pequena dor no peito pela saída de Portugal do campeonato do mundo, e com uma grande dor de cabeça a tentar perceber o clima que se tem vivido no nosso país! Quem me conhece, sabe que adoro o inverno. Adoro chuva. Mas dos motivos pelos quais anseio sempre pelo verão, é pelos dias longos. Dos jantares que se fazem nas varandas com os raios de sol como nosso companhia.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Com chuva, isso torna-se quase impossível. É, contudo, em momentos desde, que me assusto como as alterações climáticas vão-se mostrando assertivas nas mudanças que se verificam em redor do globo.

Todavia, espero bem que nestes 31 dias tenhamos razões meteorológicas para festejar o verão e aproveitar todas as festas populares que compõem a cultura portuguesa. Da minha parte, confesso que tenho uma novidade muito boa para partilhar convosco! Mas a seu tempo. Uma relacionada com um novo contacto com leitores na promoção do Esquecido! Estou muito ansioso por vos dizer mais, mas prometo que serão os primeiros a saber!

A continuar o balanço deste mês, tenho de vos contar a frustração com que vivo desde quinta-feira. Desde quinta sem Internet. O meu serviço da MEO, com uma assistência fantástica sem sombra para dúvidas – IRONIA PURA, OBVIAMENTE! – deixou-me sem TV e Internet. Tirando isso, e de estar a usar o meu telemóvel como hotspot portátil para vos escrever isto, tenho de vos agradecer por estarem a acompanhar tão bem esta mudança no blog! Muitas rubricas ainda estão por chegar, é certo, mas o feedback que tenho tido, não poderia ser melhor! Na verdade, as visualizações e visitas ao blog no mês de junho, são equivalentes aos quatro meses anteriores! 4 MESES! É muito!

Aproveito assim para vos deixar algumas estatísticas:

TOP 5 Países (de 11) :

Portugal, EUA, Brasil, Irlanda, Alemanha

Top 5 de Artigos:

Sê bem vindo ao meu novo espaço
Página Inicial do Blog
Crónica 1ª
São 13 as Razões, mas dou-vos 28!
Esquecido passa fronteiras

Os trabalhos no mestrado têm apertado, e espero entretanto estar livre deles para mais tempo dedicar a este meu (teu) espaço, como à escrita narrativa. Por falar em escrita, e de vos já ter falado de novidades referentes ao Esquecido, tenho de destacar o facto de que já podem encontrar o livro nas livrarias online da Bertrand (10% de desconto em cartão e portes gratuitos) e Wook (10% de desconto direto e portes gratuitos). Na Bertrand, claro está, que está sempre disponível em loja ou perguntando ao balcão! 🙂

Falando de acontecimentos mais recentes, está claro: o meu primeiro São João a sério! Já tinha vindo ao Porto em outras ocasiões e celebrado, mas nunca tinha conseguido realmente lançar um balão ou apreciado o maravilhoso fogo de artifício. Nesta festa popular da cidade do Porto e com origem no solstício de verão, é comum as multidões animadas, ora com alhos-porros, balões de ar quente ou martelos! Claro está que atendendo a que não é nada bom levar com os alhos na cara pelo cheiro, os martelos de Carnaval têm marcado presença assídua e substituindo, aos poucos, uma das tradições mais antigas.

Marteladas à parte, a cidade iluminou-se, bem como a animação e alegria nas pessoas. Algo culminado com o fogo de luzes nos céus, mal a meia noite (e mais uns minutos) era marcada nos relógios. Ora fiquem com algumas fotografias:

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

A euforia é sempre crescente, assim como a animação pelas ruas que dura até ao raiar do sol… Ai, saudades já!

Nostalgia à parte, quero comprometer-me a no próximo ano ir bem cedo para a ribeira de Gaia para apreciar, dignamente, esta festa tão conhecida do povo português!

Para além desta festa, e graças ao Ricardo, descobri o São Pedro da Afurada! Segundo as minhas fontes (aka Internet), a festa traduz-se na celebração deste santo, em especial pelos pescadores em que não falta quer a broa de Avintes, sardinhas, muita música, e claro está: mais fogo de artifício! Fiquem com algumas fotos:

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Está agora na altura de fechar esta publicação e ir saborear o jantar. Espero que tenham um excelente julho, e continuem aí. Presentes. A acompanhar. A opinar e sonhar.

Beijos e abraços,

Diogo!

Um pensamento sobre “Chuva! São João, São Pedro, Mundial, Julho e Esquecido!

Comenta aqui

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.