As 6 razões científicas…

Boa noite leitores,

Como estão?

Pois bem, eu, depois de ter lido esta notícia, não poderia ter ficado melhor. Todos nós sabemos a luta que temos para, às vezes, fazermos outra pessoa começar a ler. Damos carradas de argumentos, mas às vezes, mesmo esses argumentos bastante válidos, não surtem qualquer efeito. É frustrante, e acabamos por ficar agarrados lá ao nosso livro, procurando com olhares e gargalhadas aliciar a outra pessoa. Mas bem, pode ser que com estas razões apontadas pelo site Bustle, as coisas fiquem até mais fáceis 🙂 . Se não ficarem… bem… pelo menos ficamos com mais argumentos, não é?

1º – Pode melhorar a nossa memória:

De acordo com Ken Pugh, o diretor dos laboratórios Yale’s Haskins , a leitura pode melhorar a nossa memória. E porquê? Porque ao lermos, estamos a trabalhar partes do cérebro que são diferentes daquelas usadas para ver filmes ou até mesmo para ouvir música. Incluindo aquelas que lidam com a visão, linguagem ou a aprendizagem associativa.  As pessoas que lêm têm cérebros mais complexos. Isto quer dizer que a atividade mental gerada ao ler vai melhorar a nossa capacidade de memória.

Entre outras coisas, a leitura ajuda a prevenir a doença de Alzheimer. Isto acontece pelo facto de, quanto mais lermos e estimulamos o nosso cérebro com esta atividade, melhor vamos proteger a nossa memória.

2º – Reduz o nossos nível de stress:

(Algo mais que sabido pelos leitores, não é? A não ser que seja daqueles livros que numa página tudo muda e morremos de ansiedade em saber mais.)

Segundo um estudo da Universidade de Sussex, bastam 6 minutos para reduzir os níveis de stress em 68%. O estudo diz que os participantes que tinham os seus níveis de stress elevado ficaram mais relaxados, do que aqueles que tentaram outras formas de “descontração”, como caminhar ou ouvir música.

3º – Pode ser terapêutico:

De acordo com uma pesquisa que teve por base o comportamento, conduzida por Cristel Russell, ler é bom. Os investigadores acabaram por chegar à conclusão de que ao ler, as pessoas liam não só para entretenimento, mas para encontrarem um novo significado para elas. Para o que estavam a experienciar nas suas vidas, obtendo com a leitura novas perspetivas, permitindo-lhes reflexão.

4º – Melhora as conexões cerebrais

A memória não é a única parte do cérebro que beneficia com a leitura. Segundo um estudo conduzido pela Universidade de Emory, ler melhora as conexões cerebrais, o que resulta num melhor funcionamento cerebral. Este estudo também diz que quando uma pessoa está a ler ficção, a sua capacidade de criar empatia é melhorada. Isto tudo acontece porque, pela leitura, os leitores com o uso da imaginação, conseguem “meter-se na pele” de outra pessoa.

5º – Aumenta a capacidade de atenção e concentração

Segundo a neurocirurgiã Susan Greenfield (e também escritora), ler pode ajuda na concentração, especialmente em crianças. Isto acontece pela própria estrutura da história (princípio, meio e fim), que ajuda o cérebro das crianças a processar as coisas de maneira sequencial e conectada, o que leva a um pensamento muito mais claro, traduzindo-se numa atenção prolongada.

6º – Vivemos mais tempo

Enquanto ainda não se descobriu a Fonte da Juventude, pesquisadores da Universidade de Harvard descobriram que ler, como qualquer outra atividade de estimulação mental, requer esforço na criação de novas conexões neuronais. Ler pode até ajudar-nos a “construirmos uma reserva” que nos vai ajudar ao longo da vida, à medida que vamos perdendo células cerebrais pelo envelhecimento.

E mesmo que consiga ajudar a reduzir as rugas, investigadores no Reino Unido chegaram à conclusão de que a leitura em clubes literários, pode ajudar-nos a viver por mais tempo. Para as pessoas que se reformam, por exemplo, um clube literário ajuda a manter conexões sociais, fazendo a pessoa envolver-se, e não isolar-se, como costuma ser costume (infelizmente). Isto fornece assim um bom suporte para as pessoas reformadas, trazendo uma melhor qualidade de vida.

 

Podem ler o artigo completo e em inglês aqui.

Imagens: Sebastien Wiertz/Flickr; Giphy (6)

 

 

Comenta aqui

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.